A rotação externa dos membros inferiores é a base para a maioria dos movimentos. O grau de rotação externa na articulação coxo femoral é determinado predominantemente pela estrutura óssea, características dos ligamentos e o ângulo de anteversão pélvica (SAMPAIO, 1996).
Desta forma, Sampaio (1996) afirma que para garantir uma boa postura nesta posição são necessários alguns princípios básicos:
- Os pés devem suportar o peso do corpo do bailarino e o arco do pé deve ser estimulado para cima para evitar sobrecarga na articulação do hálux;
- O quadril é a base para uma perfeita colocação postural, por isso é essencial fortalecer os músculos glúteos e abdominais além de promover o alongamento do quadríceps;
- Posicionar as escápulas inferiormente, retrair os ombros, e contrair os músculos oblíquos do abdômen para manutenção da postura;
- Os braços devem estar arredondados, e o cotovelo é o ponto mais importante, pois suspende o braço e conduz os movimentos.
As cinco posições básicas dos pés no balé exigem uma máxima rotação lateral dos membros inferiores, auxiliando na execução de outros movimentos.
Outros movimentos básicos são os chamados plié e demi-plié, que consiste em um movimento onde o bailarino vagarosamente flexiona seus joelhos na mesma linha dos pés que estarão em total rotação externa (en dehours), juntamente com o quadril.
O arabesque é um movimento na qual a bailarina estará suportando seu peso somente em uma das pernas, a qual estará en dehours em ponta de pé ou em meia-ponta. A perna que se encontra no ar também estará em en dehours.
lol lol que blog da hora lol lol kkk
ResponderExcluirObs(NAO SO GAY POW)
ResponderExcluir